Preparação   

Nós preferimos receber arquivos .wav ou AIFF com 24 bits e sample rate de 44.1 KHz, mas também podemos receber arquivos de 16 e 32 bits em qualquer sample rate superior sem problemas, assim como áudio CD-Rs e DAT, só que fitas DAT terão que ser enviadas para Califórnia pelos correios e será cobrado uma taxa extra por este serviço. Arquivos MP3, OGG ou qualquer outro tipo de arquivos compactados não servem para masterização.

O que você deve fazer ou requisitar ao seu técnico de mixagem:

1. No canal master de sua mixagem não pode haver NENHUM plugin, como EQ (Equalizadores), Compressores, Limitadores, emuladores de fita ou tubo, etc... Todos devem ser removidos / desligados antes de gerar seu arquivo stereo mixado.

2. Ajuste o volume do seu master para que a sua mixagem tenha pico máximo de -3 dB.

3. Renderizar sua mixagem no mesmo sample rate que seus canais foram criados, em um arquivo stereo .wav ou AIFF com 16 bits ou mais.

4. Após renderizado seu arquivo está pronto, não mexa mais nele.

   Verificações   

Verificações que são sempre bom fazer antes do Envio:

. Se você tem acesso a um editor de áudio, como o Sound Forge ou o WaveLab, por favor cheque cada arquivo para ter certeza que eles nunca chegam a 0 dB. Se ele chegar ou ultrapassar seu arquivo está clippado, isto significa que seu mix está com um volume muito alto. Por favor diminua o volume do master para -3 dB e renderize seu arquivo novamente.

. Se possível renderize seus arquivos como 24 ou 32 bits, mesmo se gravados em 16 bits. Masterizar fontes em 24 bits geram um resultado muito melhor do que seria possível fazer com 16 bits. Todos os modernos equipamentos trabalham em 32 bits ou mais internamente, o que significa que arquivos de 16 bits ficam com pelo menos metade dos dados gerados pelo software perdidos. Se não há nenhuma maneira de prover arquivos com 24 bits, seus arquivos de 16 bits precisarão ser processados adequadamente por um dither antes do envio. Serviço de Dithering fazemos no Rio sem custos adicionais.

. Não use EQ, Compressores, Limitadores ou Normalize seus arquivos gerados. Obviamente fique livre para usar EQ e comprimir os canais ou grupo de canais como quiser, o que é importante é que depois de mixar tudo num arquivo stereo, você não poderá mais alterá-lo.

. Não faça nenhum fade em suas músicas, mas anote exatamente onde você quer que ele inicie e termine e em qual sentido, por exemplo: iniciar fade out em 3:54 até o final da música em 4:11. Este processo só pode ser feito após a masterização. Este serviço fazemos sem custos adicionais.

. Em ordem de entender sua visão artística, nos ajudará se ouvirmos um CD comercial com a qualidade de som e altura que você está procurando. Gere um arquivo WAV deste CD ou traga-o que faremos para você sem custos adicionais. Arquivos MP3 não servem para esta referência. Lembre-se que nós podemos fazer sua música ficar tão alta quanto qualquer coisa que tem por aí, mas infelizmente isso irá comprometer o alcance dinâmico de sua música. Estas dinâmicas são necessariamente parte da música, e sem elas, os ouvidos cansam rapidamente. Este balanceamento ficará de acordo com o tipo de som que procura, e no que achar que valha mais a pena.

. Se você já adicionou filtros / plugins em seu mix final e acha que os removendo está destruindo o som que gostaria que tivesse, nos envie ambos arquivos, assim usaremos o seu arquivo como referência para o tipo de som que deseja, mas trabalharemos em cima do arquivo limpo.

   Entrega   

Entrega de Material

1. Internet
2. Correios (Por sua conta)
3. Pessoalmente em Laranjeiras

   Devolução   

Devolução de Material

1. Internet (Grátis)
2. Correios (Será cobrado taxa para cobrir todos os custos)
3. Pessoalmente em Laranjeiras
4. Pessoalmente onde Quiser (Será cobrado taxa para cobrir todos os custos)