No começo de 2002 estavam prontas as melhores 14 músicas do período entre 1991 e 1999 e durante o ano escrevi letras pras que ainda não tinham, e gravei meu CD Demo 1991-1999 em versão instrumental, para depois gravar os vocais.

Desisti de arranjar um vocalista, pois quando não cantava mal, cantava de um jeito que não combinava com as músicas e achei melhor eu mesmo aprender a cantar e entrei em aula de canto, novamente incentivado por minha namorada.

Compus duas novas músicas, a "Não me deixe sozinho" sobre a minha mãe e "Não precisava ser assim", as quais eu gostei muito, uma grande evolução desde a última que fiz há 2 anos atrás.

Falei pro "mundo" que estava de volta e comecei a correr atrás de projetos que acabaram aparecendo, mas eu não tinha condições de fazer algo com qualidade profissional com o FT2, mas meu amigo Junior me apresentou o Fruity Loops que tinha uma boa qualidade sonora, e quebrou o galho naquele momento, e acabei trabalhando com músicos dos Estados Unidos, Alemanha, Rússia e Brasil, fazendo remixes, produções e etc.

Meu remix para a o projeto Virtual Server foi lançado em CD, e meu remix para o Monolithic foi um dos 8 selecionados e ficou disponível em seu site oficial. Foram meus primeiros trabalhos instrumentais a serem divulgados comercialmente.

A grande mudança do ano foi a descoberta do Renoise, um excelente programa baseado no meu amado FT2 só que com qualidade profissional. Isso caiu do céu na hora certa, e passei a estudá-lo desde então. Comecei a reprogramar em versões mais modernas das minhas melhores músicas junto com as novas para a gravação de um CD profissional completamente em casa assim que possível. Os resultados tem ficado muito acima do esperado.

Freddy Hajas - Pão de Açúcar 2001