Logo no dia 4 de Janeiro de 2000 fui conhecer o baixista Allan Johnson da banda Australiana Real Life em Copacabana que tinha passado o Reveillón por aqui no Rio. Foi bem legal e trocamos várias informações.

Continuei com o Hajas Y2K e estava super bem e confiante, mas acabei sendo pego de surpresa por minha mãe adoecer, ser internada, entrar em coma e depois infelizmente falecer. Fiquei completamente perdido pois além da terrível perda, todos meus parentes mais próximos já haviam falecido.

Foi realmente um back na minha vida, abandonei tudo, passei mó perrengue e fiquei muito abalado emocionalmente e simplesmente não tirei uma vez as capas dos teclados durante todo o ano.

Freddy e Allan Johnson do Real Life
Freddy no Corcovado 2000 Não tinha mas nenhuma vontade ou inspiração para nada, estava realmente no fundo do poço.

Mas felizmente conheci uma menina linda que me ajudou muito, me injetou uma carga nova, e passou quase o ano todo me incentivando a voltar a fazer música. Quando no final do ano meu amigo Alexandre Ferro do Colcheias Confusas jogou a idéia de entrarmos pra Escalada do Rock com algo eletrônico, e com muito incentivo dela acabei aceitando. O resultado final foi bem legal apesar de não conseguirmos entrar e me deu um novo ânimo em relação a música. Fim de 2000.

Ano 2001 começa e eu ainda não tava nem um pouco inspirado para voltar a compor, parecia que tinha secado por dentro. Acabei comprando um micro novo que me dava uma condição melhor de fazer algo com boa qualidade.

E com incentivo de amigos e principamente dela novamente, voltei a tocar as minhas músicas antigas bem aos poucos através do ano, até que resolvi gravá-las pela primeira vez em CD.
Yamaha DD-50
Roland XP-50 Então marquei como meta terminá-lo em 2002, e chamei o projeto de Hajas Y2K2 e comecei a gravar uma média de uma música por fim de semana, foi um período de reaprendizado já que muitas não ouvia e muito menos tocava há anos. Neste período acabei comprando a bateria Yamaha DD-50 e o teclado Roland XP-50 em ótimo estado apesar deles serem usados, assim me ajudando nos próximos projetos ter uma qualidade mais profissional.