Em 1993 os PCs começaram a invadir as casas no Brasil, e também tinham programas muito legais de música que via na casa de amigos, que me deixavam com uma água na boca incrível em poder usar um desses para fazer minhas músicas. Mas era um sonho muito distante para mim por causa do dinheiro.
Cheguei a dar uma de DJ nesta época pois já tinha uma razoável coleção de discos ainda em vinyl, e de vez em quando brincava em festas americanas ou em aniversários de amigos. Lembro que fui DJ da sobrinha do Collor, foi a primeira vez que $ganhei$ pra tocar em algum lugar. Freddy DJ?
Modedit No final do ano minha mãe me comprou meu primeiro PC de aniversário, um 386DX40 com 8mb RAM que comecei usando uma placa de som que fiz como projeto final na escola técnica onde estava me formando.

Meu amigo Rafael Stevens me mostrou um programinha para se fazer MODs, um tipo de arquivo de som originário do Amiga, coisa que fazia mó sucesso na época. O programa era bem legal pra quem programava antes usando ruídos parecidos com instrumentos no MSX. O programa se chamava MODEDIT, hoje algo medonho.
Ele era muito limitado, só tinha 4 canais, 32 Samples, sua qualidade sonora era péssima, você tinha que programar nele e ouvir em outros players, pois ele nem aceitava placas de som, apenas speacker e placas via LPT1, por sorte exatamente o tipo de placa que eu tinha feito para o projeto final da escola técnica. Usei como caixa a carcassa de um Joystick velho do MSX e possuía plugs RCA para ligar ao som por exemplo.

Neste mesmo ano o InSoc passou pela última vez por aqui já em outro estilo e com o Technopop em decadência. Logo depois a banda acabou e muitas outras bandas boas que não tinham acabado antes, acabaram logo em seguida. Se selou o fim do Technopop. Mais um motivo de tristeza pra mim e uma legião de fãs que ficaram meio que perdidos no meio de tanta porcaria que sobrou.
Placa de Som que Construí